Beleza, luz e brilho. Assim se configuram as fotos da exposição “Fortes da Banda D’Além – Fortificações de Niterói na defesa da Baía de Guanabara”, realizada na Fortaleza de Santa Cruz pelo Centro de Memória Fluminense da UFF, pela Sociedade de Amigos do Centro e pela Diretoria de Assuntos Culturais do Exército Brasileiro. As fotos da exposição foram feitas por Luiz Henriques Anciães, servidor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFF.
As fotografias revelam mais do que belas paisagens; contam história e resgatam memória das fortificações erguidas em terras da antiga “Banda D’Além”. No evento, foi lançado um caderno do Centro de Memória Fluminense sobre as sete fortalezas de Niterói.
De acordo com a Assessoria de Assuntos Culturais do Exército, “a exposição tem um sentido educativo-cultural, apresentando ao público informações e imagens que remetem às origens da nossa nacionalidade”. As fotos abrangem a Fortaleza de Santa Cruz e os fortes São Luiz, Pico, Rio Branco, Imbuí, Gragoatá e Boa Viagem.
O evento contou com a presença do vice-reitor da UFF, Antônio Peçanha; diretor do Centro de Estudos Gerais, Humberto Machado; coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Mendonça; diretora do Núcleo de Documentação, Maria da Penha Sampaio; chefe de Gabinete do Reitor, professor Luiz Antônio Andrade e o assessor do reitor Dálgio Carvalho e Cunha, bem como autoridades civis e militares ligadas ao Exército e à cidade de Niterói.
A mostra ficará até dia 30 de maio na fortaleza e depois estará na Biblioteca Central do Gragoatá, da UFF, e em vários locais de Niterói e Rio de Janeiro.
O endereço da Fortaleza de Santa Cruz é Estrada General Eurico Gaspar Dutra, s/n, Jurujuba, Niterói. O horário de visitação do forte é de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Outras informações pelo e-mail dac0497@bol.com.br.