Notícia

Centro de pesquisa procura voluntários para testar nova droga genérica

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) procura 24 voluntários sadios para participarem de estudo clínico de bioequivalência da metformina. Se o teste demonstrar efeito, será mais um genérico no mercado para controle da diabetes, dessa vez viabilizado inteiramente por meio de estudos realizados na universidade. Os voluntários devem ser do sexo masculino e ter entre 18 e 50 anos.
A solicitação dessas pessoas foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF. Todos serão submetidos a exames clínicos e laboratoriais para avaliação de seu estado de saúde. A avaliação clínica e os exames laboratoriais serão oferecidos gratuitamente aos participantes, que serão ressarcidos de seus gastos.
Segundo o subcoordenador do CPC, professor Beni Olej, o centro é um dos poucos, em todo o país, habilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização de estudos de bioequivalência, que comprova se um medicamento genérico tem equivalência (mesmo efeito) a outro não-genérico, já disponível. Ele alerta para o fato de que o grupo não receberá nenhum remédio para curar a doença, destacando que, ao contrário, todos os que participarem dos testes devem ser saudáveis. Eles receberão uma única dose, por via oral. Exames de sangue confirmarão se a absorção e as concentrações sangüíneas da nova droga são equivalentes ao medicamento de referência (não-genérico). Olej diz ainda que, como os remédios para a diabetes são de uso constante, a nova droga, se aprovada, vai baratear o custo tanto para o fabricante quanto para o paciente.
O CPC combina elementos técnicos e humanos e conta com estrutura de 12 leitos e um laboratório equipado com aparelhos de última geração, seguindo práticas clínicas e laboratoriais de alto padrão de qualidade. Pronto para estudos “Fase I – Biodisponibilidade/Bioequivalência e Equivalência Terapêutica” de novos medicamentos, agrega ainda diversas linhas de pesquisa das mais diferentes áreas de concentração da medicina.
Inscrições podem ser feitas no Centro de Pesquisa Clínica do Huap, prédio da Emergência, Rua Marquês do Paraná, 303, 4º andar, Centro, Niterói, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Outras informações pelos telefones (21) 2717-9783, 2717-0521 e 2717-0148.

Pular para o conteúdo