Duas placas foram inauguradas no dia 13 de abril pelo projeto Caminhos Ecológicos. A primeira foi no Farol de São Tomé, em Campos de Goytacazes, com a temática dos antigos caminhos percorridos pelo Rio Paraíba do Sul há 120 mil anos. Em São João da Barra foi inaugurado um marco na Praia de Atafona, explicando o fenômeno da erosão que ocorre na região há alguns anos e que já resultou em perda de edificações e ruas.
Em Campos dos Goytacazes, a placa informa como o delta do Rio Paraíba do Sul chegou a desaguar no Cabo de São Tomé e também como se dá a formação de um delta. O marco geológico do Farol de São Tomé é a primeira placa com a marca do Ano Internacional do Planeta Terra, iniciativa da Unesco.
A elaboração do painel foi feita pelos pesquisadores Cleverson Silva e Gilberto Dias, do Laboratório de Geologia Marinha da UFF, e pelos geólogos do DRM-RJ Kátia Mansur e Vitor Nascimento. Os responsáveis pela placa inaugurada em Atafona são os professores da UFF Alberto Figueiredo, Gilberto Ribeiro e Cleverson Silva com a participação dos alunos Ricardo Santos e Sérgio Vasconcelos, da UFF; Anderson Almeida, da UFRJ e da equipe do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Rio de Janeiro.
As duas placas foram criadas pelo DRM em parceria com a UFF, com o patrocínio da Shell do Brasil, e tiveram apoio da TurisRio, Fundação DER–RJ, Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e das prefeituras das duas cidades.
O projeto Caminhos Ecológicos, responsável pela inauguração, foi implantado em 2001 e já instalou 56 marcos semelhantes em 21 municípios do estado, contribuindo para o turismo e transmitindo informação sobre a geologia local para os cidadãos.