O reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto Salles, se reuniu na quarta-feira, 11, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o secretário de Educação Superior, Ronaldo Motta, em Brasília. Dentre outros assuntos, Salles foi apresentar ao ministro o Projeto de Economia de Energia já usado pela instituição e que pode ser aplicado em outras universidades. A idéia de apresentar um programa utilizado na UFF partiu de um pronunciamento de Fernando Haddad na Andifes, quando mencionou o gasto de R$ 300 milhões do MEC, em energia, com as universidades.
O Programa de Ecoeficiência da UFF, coordenado pelo professor Geraldo Martins Tavares e usado desde 2000, resultou em uma economia de água e luz de cerca de 40%. As modificações são relativamente simples, como troca de lâmpadas normais por mais econômicas, sistema automático que só acende quando há pessoas no ambiente, etc. E a economia aumenta gradativamente iniciando o primeiro ano com 10% na energia e 5% na água e após, 5% mais a cada ano. O projeto dá sugestões sobre as diretrizes gerais de um programa do MEC de redução de custos com energia elétrica e água nas instituições federais.
Outro assunto tratado foi a abertura de concurso público para técnicos do Hospital Universitário Antônio Pedro. O ministro se comprometeu a estudar o caso e verificar a situação dos prestadores de serviço do hospital. O reitor ainda apresentou a Fernando Haddad a necessidade de plano de assistência para o servidor da universidade.
Presente também ao encontro estava a maestrina Ligia Amadio. Ela foi tratar do lançamento de outros CDs da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF – dois já foram lançados em 2006. O ministro solicitou o lançamento de quatro CDs neste ano, e a gravação do DVD. Uma proposta de criação do Instituto Nacional de Música Brasileira, na qual a OSN faria parte, foi vista com grande entusiasmo por Haddad, que aguarda agora um projeto detalhado sobre o instituto. O reitor já determinou a compra de novas cadeiras para os músicos da orquestra e o conserto do sistema de ar condicionado do Cine Arte UFF, onde a OSN se apresenta regularmente.