A Universidade Federal Fluminense e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, dentre outros parceiros, vêm se reunindo para discutir a formatação de um programa de melhoria de qualidade de vida na comunidade do Morro do Palácio, no Ingá, Niterói.
O programa, idealizado pelo Setor de Arte e Educação do museu, é um projeto de extensão multidisciplinar da UFF, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, e tem a coordenação-geral do diretor do MAC e professor do Departamento de Arte da universidade Luiz Guilherme Vergara.
Trabalhos de inclusão social já são desenvolvidos na comunidade. Desde 1999, o projeto Arte Ação Ambiental, que faz parte do Módulo de Ação Comunitária da UFF, possibilita, além de outras, ações educativas, produções artísticas e educação ambiental aos jovens.
O módulo objetiva a expansão do conceito de qualidade de vida na comunidade do Morro do Palácio pela cidadania cultural dentro de uma perspectiva de desenvolvimento individual e coletivo. O morro foi escolhido para ser o primeiro a receber o apoio devido à proximidade com o museu.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) patrocina o módulo, que tem projeto de Oscar Niemeyer.