Notícia

UFF é Centro de Excelência para Petrobras: acordo assinado nesta semana marca nova fase na universidade

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Universidade Federal Fluminense firmou nesta semana um convênio da ordem de R$ 10 milhões com a Petrobras para desenvolvimento de tecnologia nas atividades ligadas a engenharia, suprimento, construção e montagem aplicados às áreas de petróleo e gás, por meio de estudos e projetos de pesquisa e desenvolvimento.
O termo de cooperação transforma a UFF em um centro de excelência e universidade-âncora do projeto. Representando a Petrobras, estiveram no encontro o gerente-executivo de Produção, José Miranda Formigli Filho, e o representante da Área de Negócio de Exploração e Produção Sul-Sudeste, José Antonio de Figueiredo.
Para o reitor da UFF, Roberto Salles, a parceria com a Petrobras sempre foi um foco, já que desde estudante de graduação da universidade percebia uma relação muito mais intensa entre a empresa e outras universidades. “Quando começamos a trabalhar dentro dessa nova filosofia veio à minha mente que queríamos ter uma relação estreita com a Petrobras. Ao assumirmos, começamos a buscar isso”, disse.
Ainda falta decidir o modelo do centro de excelência e ainda não há nenhuma definição sobre o espaço físico para o projeto. “Durante 2007 será aprofundada essa discussão. Vamos, nas próximas semanas, estruturar o projeto. Hoje está sedimentado que a UFF é a universidade-âncora para a Petrobras, pois a instituição já tem papel de destaque no campo tecnológico. Posso afirmar que a indústria do petróleo, depois de 50 anos, está só começando”, afirmou Figueiredo.

Pular para o conteúdo