A primeira novidade no vestibular da Universidade Federal Fluminense para ingresso em 2008 é a provável adoção de um sistema de bônus na pontuação, por curso, voltado para os candidatos provenientes das escolas da rede pública de ensino. Além dessa ação de inclusão social, a universidade deverá estabelecer um sistema de cotas voltado exclusivamente para os professores da rede pública que queiram ingressar no curso de graduação de Pedagogia da UFF. De acordo com o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, professor Sidney Mello, o novo modelo deverá ser aprovado este semestre pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da universidade.
A terceira novidade é a interestadualização do vestibular da UFF, acrescenta o professor Néliton Ventura, coordenador-geral do Vestibular. A partir deste ano, a universidade, através da Coordenadoria de Seleção (Coseac), vai realizar as provas do concurso em mais dois estados: Minas Gerais e Espírito Santo. Com isso, Ventura enfatiza, “a UFF estará mais próxima dos candidatos que desejam ingressar nos cursos de graduação de nossa universidade”.
Para o reitor da UFF, professor Roberto Salles, esse novo sistema torna o ingresso de estudantes mais universal e, portanto, está em consonância com um modelo de universidade brasileira socialmente referenciada.
Calendário de provas
Os coordenadores de vestibular da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Cefet Celso Suckow da Fonseca, reunidos na quinta-feira, 19 de abril, na sede da Coordenadoria de Seleção da UFF, definiram as datas para a realização dos respectivos vestibulares 2008.