Notícia

Pesquisadora da UFF apresenta em Buenos Aires jogos que ensinam matemática e geometria

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A professora Ana Kaleff anda às voltas com a tarefa de selecionar e empacotar os jogos e brinquedos produzidos pelo Laboratório de Ensino de Geometria que ela levará para o 9º Simpósio de Educação Matemática, em Buenos Aires.

O evento internacional acontecerá de 8 a 11 de maio, quando Kaleff fará uma conferência e participará de uma mesa-redonda e de um grupo de estudos, os quais terão como tema os jogos e brincadeiras desenvolvidos como metodologia alternativa para o ensino das geometrias, euclidiana e não-euclidianas, em nível escolar.

Criados pelos pesquisadores da UFF com materiais de baixo custo ­ alguns até com reciclados ­, os experimentos estão relatados nos livros “Quebra-cabeças geométricos e formas planas”, organizado pelas professoras Ana Maria Kaleff, Dulce Monteiro Rei e Simone dos Santos Garcia (Eduff, 3ª ed., 85 p., 2005) e “Vendo e entendendo poliedros”, de Ana Maria Kaleff (Eduff, 2ª ed., 209 p., 2003), que serão relançados durante o simpósio.

Pular para o conteúdo