A professora Maria Ciavata, associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UFF, ministrará a palestra “O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica”, nesta quarta-feira, 25, às 20h, no Bar Aparelho, que funciona no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).
O diretor do SJPMRJ, Alberto Elias Guimarães Jacob, e o secretário-geral da Associação dos Repórteres Fotográficos, Alcyr de Mesquita Cavalcanti, farão parte da mesa de debates juntamente com a professora Raquel Goulart, da Uerj.
Autora do livro “O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica – Rio de Janeiro, 1900–1930”, publicado pela DP&A Editora/Faperj, em 2002, Maria Ciavata falará de sua pesquisa sobre as condições de vida dos trabalhadores do Rio de Janeiro nos primeiros anos do século XX, a partir de fotografias que recolheu em arquivos públicos e privados. No prefácio, Ana Maria Mauad diz que as fotografias são monumentos da memória coletiva que traduzem valores e permitem recuperar formas de ser dos diferentes grupos sociais, em diversas épocas históricas.
Maria Ciavata tem experiência na área de trabalho e educação, com ênfase em epistemologia e ciências sociais aplicadas à educação, atuando principalmente em historiografia da relação de trabalho e educação, a fotografia como fontes de pesquisa, estudos comparados, ensino médio e educação profissional, técnica e tecnológica.
O SJPMRJ fica na Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar, Cinelândia, Rio de Janeiro.