O reitor da UFF, Roberto Salles, se reuniu na sexta-feira, 13, com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. Presentes também ao encontro a diretora do Centro de Artes UFF, Tereza Machado; o assessor para Projetos Institucionais da universidade, Heraldo Mattos, e o chefe de representação Regional do Ministério da Cultura, Adair Rocha.
Roberto Salles destacou o desejo de “valorizar a parte artística e cultural na nossa cidade. Queremos também fazer um café literário perto do espaço onde temos nossa livraria”. Tereza Machado também salientou a importância do teatro e do cinema da UFF para Niterói e o fato de a universidade ser uma das poucas instituições a oferecer cursos de graduação nas áreas de produção cultural, cinema e ter uma orquestra, a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN). “Temos a idéia de contemplar toda a área em volta do prédio administrativo com um centro cultural, do qual a comunidade possa participar”, disse.
O ministro reiterou o apoio dado à instituição e a possibilidade de uma parceria entre a UFF e o Ministério da Cultura. “Tenho carinho pela universidade, onde estive há pouco tempo fazendo um show e reafirmo que o caminho para estreitar relações é por meio de uma parceria”, propôs.
Nas próximas semanas uma nova reunião será marcada entre a UFF e o Ministério da Cultura.