Notícia

UFF sedia Seminário Internacional de Educação Física

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Nesta terça-feira, 25 de abril, às 14h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHF), será realizado o Seminário Internacional de Educação Física com o tema “A formação inicial e a formação continuada em educação física”. O auditório do ICHF fica no Campus do Gragoatá, Bloco O, sala 213, São Domingos, Niterói.
O seminário é uma das ações do acordo de parceria entre a UFF e a Universidade do Québec em Montreal (UQAM), visando à colaboração mútua em estratégias de ensino de educação física tanto na formação inicial quanto na formação continuada. A entrada é franca.
Além do projeto comum de elaboração da graduação em Educação Física, o evento vai discutir propostas de intervenção no âmbito do intercâmbio de informações e da busca de alternativas de associação entre atividade física e lazer num projeto comum e multiprofissional de prevenção de quedas. Haverá também a discussão de um projeto que propõe o curso de licenciatura em Educação Física na UFF com a colaboração da tradição e experiência da UQAM na elaboração da proposta. O curso de pós-graduação em Educação Fìsica Escolar da universidade também será debatido.
Desde 2001, a graduação em Educação Física já mantém o projeto Prev-Quedas, gratuito e aberto a todas as idades, que integra o programa UFF Espaço Avançado. A partir de uma proposta da UQAM, o Prev-Quedas é alvo de pesquisa que investiga os idosos que participam do projeto. Idealizado e coordenado pelo professor Edmundo de Drummond Alves Júnior, tem como um dos objetivos encontrar a metodologia mais apropriada às demandas do grupo de freqüentadores (atualmente com mais de 60 pessoas). O projeto pretende, como forma de intervenção, discutir as graves conseqüências da queda, que é comum em qualquer idade, e estimular as atividades físicas e a conscientização dos participantes, tanto idosos quanto seus familiares. Aos participantes ensinam-se algumas estratégias para reduzir e evitar a incidência de quedas.

Pular para o conteúdo