Notícia

Nepur simula acidente na Rodovia Niterói-Manilha

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O alto índice de acidentes na BR 101-Norte (Rodovia Niterói-Manilha) em períodos de feriados prolongados é um dos principais motivos que leva a UFF a promover a simulação de um acidente no Km 308, nesta quarta-feira, 12 de abril, às 11h. O objetivo é oferecer treinamento para o atendimento de múltiplas vítimas.
O evento é uma parceria do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (Nepur), que funciona na Faculdade de Enfermagem, com o Samu 192, a Ponte S.A. e prefeituras de São Gonçalo e Niterói. Participam alunos e funcionários da universidade, além de policiais rodoviários e médicos e enfermeiros da Prefeitura de São Gonçalo.
Está prevista a presença de uma van, com 14 “vítimas”; dois veículos de passeio, com seis “vítimas”, e um microônibus. As equipes de salvamento envolvem, dentre outros, resgates de bombeiro e de um helicóptero.
Segundo a professora Andréia Pereira Escudeiro, coordenadora do Nepur e da operação de simulação do acidente, a UFF já mantém há quase dois meses um posto de atendimento no local com ambulância com UTI móvel, permitindo maior rapidez na prestação de socorro a acidentados. Até o fim do ano o posto receberá um helicóptero do governo federal para utilização permanente.
O posto funciona com equipe composta por um médico, um enfermeiro da Prefeitura de São Gonçalo, um acadêmico do Nepur e policiais e, em breve, promoverá palestras semanais sobre prevenção e atendimento de acidentes.

Pular para o conteúdo