Notícia

Lablux inaugura equipamentos e é capacitado para ensaios e participação no Programa Brasileiro de Etiquetagem – Luminotécnicas

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF e a Eletrobrás, com o apoio da Fundação Euclides da Cunha (FEC), inauguram na próxima terça-feira, dia 2 de maio, às 15h30, os novos equipamentos do Laboratório de Luminotécnica da UFF (Lablux).
O Lablux, entre outras atividades, estará capacitado para efetuar ensaios de certificação e etiquetagem de equipamentos de luminotécnica, dando suporte à Lei de Eficiência Energética (Nº 10.295/2001) para fixação dos índices máximos de consumo de energia ou mínimos de eficiência energética, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro com o apoio da Eletrobrás/Procel.
Dentro do Programa de Capacitação Laboratorial, coordenado pela Eletrobrás/Procel, foi instalado no Lablux um conjunto de equipamentos para ensaios de etiquetagem em lâmpadas e reatores, dentre os quais destacam-se: esfera integradora com lâmpadas padrão, medidor de luminância digital, sistema de medição de compatibilidade eletromagnética, osciloscópio digital, câmara climática, analisador de potência digital, sistema analisador de reatores, analisador de cores digital, fonte AC/DC programável, estabilizadores de tensão, computadores e impressora.
Como alguns dos resultados mais importantes desse programa figuram a conscientização e as parcerias formadas pelos órgãos de governo, laboratórios, fabricantes e associações de classe. Essas entidades vêm contribuindo de forma decisiva para o aprimoramento do conhecimento tecnológico no país, a adequação de tecnologias às condições do mercado brasileiro e a efetiva aplicação dos trabalhos necessários à avaliação dos produtos.
Os novos equipamentos foram adquiridos com recursos do Global Environment Facility (GEF) repassados pelo Banco Mundial (Bird) ao Projeto de Capacitação Laboratorial, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O processo de etiquetagem na UFF será coordenado pelo professor Geraldo Martins Tavares, do Departamento de Engenharia Elétrica. O Lablux está localizado na Escola de Engenharia, Rua Passo da Pátria, 156, Bloco D, térreo, Campus da Praia Vermelha, Niterói, RJ.

Pular para o conteúdo