Notícia

Estudantes de Jornalismo lançam “Afasta de mim este cale-se”

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

“Afasta de mim este cale-se ­ Um encontro de memórias e histórias sobre o regime militar” será lançado dia 11 de maio, às 18 horas, na Sala dos Conselhos Superiores da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, 3° andar, Icaraí, Niterói.
A publicação surgiu de um projeto realizado com estudantes de Jornalismo, na disciplina de Redação, e busca recuperar episódios da repressão no regime militar a partir de relatos de pessoas que viveram aquele momento. “Não celebridades, autoridades ou intelectuais, mas gente comum, que às vezes desempenha o papel de protagonista, mas quase sempre consta nos créditos apenas como figurante”, escreveu no prefácio o chefe do Departamento de Comunicação Social, professor João Batista de Abreu, organizador do trabalho junto às alunas Maria Luiza Muniz e Renata Cunha.
O livro é uma coletânea de 11 trabalhos e recupera, ainda, relatos sobre as mortes dos operários Santo Dias da Silva e Manoel Fiel Filho, assassinados em janeiro de 1976, também no DOI-Codi e em circunstâncias semelhantes às do jornalista Vladimir Herzog, que em 2005 foi lembrado pelos seus 30 anos de morte. A edição tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac), do Centro de Estudos Gerais (CEG) e do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs).

Pular para o conteúdo