Notícia

UFF é “pole position” na 11ª Competição SAE Brasil

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Depois de uma série de conquistas desde sua estréia em competições SAE (Society of Automotive Engineers) Brasil de Mini Baja, a equipe Tuffão acaba de realizar mais uma façanha: a pole position no grid de largada da 11ª Competição SAE Brasil de Mini-Baja, realizada entre os dias 7 e 10 de abril, em Piracicaba-SP.
O grupo, formado por estudantes de engenharia, projetou e construiu o carro que largou na primeira posição, sob o comando da aluna Rachel Loh, deixando para trás 65 equipes de universidades brasileiras, além de uma norte-americana e outra argentina. Eles conquistaram ainda o 14° lugar na classificação geral, com o protótipo denominado Tuffão II.
A competição acontece a cada dois anos, período disponível para os estudantes construírem um novo protótipo. De acordo com o coordenador do Projeto Mini-Baja e orientador da equipe Tuffão, professor Luís Carlos Xavier, a competição SAE Brasil é composta por diversas provas, divididas em estáticas e dinâmicas. Através delas são analisadas aceleração, velocidade máxima atingida pelo carro, custos, entre outros quesitos. A equipe da UFF teve destaque na prova de aceleração, conquistando o 1° lugar nesta prova.
A SAE Brasil de Mini-Baja é considerada uma fomentadora de talentos, ao fornecer engenheiros qualificados para as principais indústrias do setor automobilístico do país.

Pular para o conteúdo