Notícia

Professor de Odontologia da UFF visita e firma parceria com o LAA

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Em março foi firmada mais uma parceria entre o Laboratório de Adesão e Aderência (LAA) do Instituto Politécnico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj) e a Universidade Federal Fluminense, com a visita do diretor do Laboratório de Elementos Finitos em Odontologia da UFF, professor Adalberto Bastos de Vasconcellos.

O LAA, criado a princípio para atender às necessidades do IPRJ/Uerj, atualmente exerce uma função multidisciplinar, pois está atendendo áreas ligadas à metalurgia com ensaios mecânicos e de colagem e a varredura de superfícies e processamentos de imagens por meio do rugosímetro tridimensional TaylorScan. Essa tecnologia tem como procedimento básico fazer análise precisa da superfície a ser trabalhada. O aparelho é considerado uma ferramenta indispensável para o ensino e pesquisa também em odontologia.

Eduardo Martins Sampaio, responsável pelo LAA, é professor de mestrado em Engenharia Mecânica do IPRJ/Uerj, possui trabalhos em revistas especializadas e participações em congressos. Além disso, ele tem dedicação de 20 horas na UFF como assessor da Coordenação de Projetos Científicos e Tecnológicos, que tem como objetivo avaliar a influência dos tipos de compósitos (resinas restauradoras) na formação de Gaps cervicais causados pela própria contração. Ele também faz parte do programa de mestrado do curso de Odontologia da UFF.

O professor Eduardo Sampaio é o responsável pela vinda do grupo de Odontologia no IPRJ/Uerj – Nova Friburgo. A intenção é fazer com que pesquisadores de outras universidades tenham a oportunidade de ver de perto como funciona o rugosímetro. O professor e alunos de Odontologia da UFF observaram como o aparelho pode ser utilizado, com eficácia, quanto ao preparo e colagem das superfícies a serem estudadas.

Pular para o conteúdo