Notícia

Jornalismo internacional é tema de debate

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O jornalista português Carlos Fino, que se tornou conhecido pelo seu trabalho como correspondente da RTP durante a invasão americana ao Iraque, estará na UFF no dia 27 de abril, para uma palestra sobre o tema “Mídia e relações internacionais”, promovida pela professora Sylvia Moretzsohn, do Departamento de Comunicação Social do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). O evento será às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), no Campus do Gragoatá, Bloco O, São Domingos, Niterói.

Atual conselheiro de imprensa da Embaixada de Portugal, em Brasília, Fino é lembrado como o primeiro a anunciar o bombardeio a Bagdá, levando a televisão estatal portuguesa a superar concorrentes muito mais poderosas, como a CNN e a BBC. Ele tem 30 anos de uma carreira marcada pelo trabalho como correspondente em Moscou e nos principais conflitos armados posteriores ao fim da União Soviética.

Carlos Fino veio pela primeira vez ao Brasil, em maio de 2003, para uma série de debates. No fim desse mesmo ano, retornou para o lançamento de seu livro, “A guerra ao vivo”, um relato de sua experiência na cobertura dos três principais conflitos após o 11 de Setembro de 2001 (Afeganistão, Palestina e Iraque), associando seu testemunho à análise política e à discussão sobre as condições de trabalho dos repórteres e cinegrafistas no local.

Pular para o conteúdo