Os projetos Trote Cultural do Setor de Marketing do Núcleo de Comunicação Social (Nucs) e do curso de Ciências Biológicas, ambos da UFF, estão entre os 15 vencedores do Prêmio Trote da Cidadania 2004, promovido pela Fundação Educar DPaschoal.
A premiação foi concedida no dia 12 de abril para 15 universidades que organizam ações sociais de recepção aos seus calouros e estimulam a continuidade dos projetos iniciados no trote. Como prêmio, os projetos da UFF vão fazer parte de uma publicação – o livro “Trote da Cidadania 2004” – da Fundação Educar DPaschoal que será enviada para outras universidades e empresas, transformando os projetos em referência para todo o país. Serão, ao todo, 3 mil exemplares distribuídos.
Cada projeto receberá R$ 500, que deverão ser aplicados conforme o planejamento enviado à fundação, além de um troféu com o nome da universidade. Os critérios de seleção foram mobilização interna (Reitoria, corpo docente e discente), planejamento do projeto, benefícios trazidos à comunidade, captação de recursos, captação de parcerias, visibilidade na mídia (jornais, revistas, rádio, TV – universitários ou não) e criatividade no desenvolvimento das ações sociais.
A UFF há três anos colocou em prática o Trote Cultural com a finalidade de diminuir a incidência de trotes que submetam os estudantes a brincadeiras humilhantes, vexatórias e até violentas. No início de cada período letivo, o trabalho entra em ação para estimular e apoiar os diretórios acadêmicos na realização de atividades socioculturais, além de integrar calouros e veteranos. Estas atividades têm como proposta beneficiar comunidades carentes localizadas na área de atuação da universidade e favorecer, principalmente, crianças e a terceira idade.
Outras informações no Setor de Marketing do Nucs pelos telefones (21) 2629-5248 e 2629-5249.