Os programas de Fomento à Pesquisa (Fopesq), de Qualificação (PQUFF) e de Apoio à Pós-Graduação (PGUFF) foram criados com a assinatura, no dia 30 de abril, de três portarias pelo reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues. “É um passo para a democratização da nossa universidade” afirmou o reitor.
Os editais têm como objetivo fomentar o apoio a pesquisadores, professores, técnico-administrativos e alunos da UFF. Para isso, foram lançados editais de apoio como: Recém-Doutor, Auxílio-Publicação, Auxílio-Tese, Auxílio-Qualificação, CRIAPG, Infrapesq. Os programas fazem parte da política de inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp).
“Esse é um evento que consolida o avanço da democracia e da transparência no desenvolvimento da universidade”, disse o reitor Cícero Rodrigues. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sidney Luiz de Matos Mello, esses editais representam um significante passo para a consolidação do desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação. “Estamos diante da uma política pública, que vem da base e é assumida pela administração. É o fruto do nosso êxito”, afirmou.
De acordo com o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), professor Tarcísio Rivello, “a promoção destes editais, com regras claras e democráticas, fazem com que se continue a acreditar no potencial da universidade pública”.
O evento contou também com a presença do vice-reitor, Antonio Peçanha, da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Esther Lück, de professores, funcionários e alunos.