O Laboratório de Metrologia Dimensional recebeu seis novos computadores e desde o dia 16 de abril passa a agregar o termo Computacional ao seu nome. Segundo a professora Fabiana Leta, fundadora do laboratório, os recursos para a aquisição do material são provenientes de três projetos de pesquisa, sendo dois deles em parceria com a Petrobrás e a Fundação Euclides da Cunha (FEC) e outro com a Faperj.
Os equipamentos de medição do laboratório dão suporte às atividades de pesquisa e ensino do curso de Engenharia. São utilizados também para avaliar o cumprimento das normas técnicas em relação às dimensões e também às cores do produto.
Estas aferições são necessárias, por exemplo, para evitar acidentes no local de trabalho ou mesmo para garantir o nível de qualidade do produto, área de estudo que convencionou-se chamar de metrologia do consumidor. Com a informatização da sala, será possível armazenar as imagens, processá-las e tratá-las para posterior avaliação, facilitando o trabalho dos pesquisadores.