Notícia

Abertura do simpósio ‘1964/2004: Ontem, Hoje e Depois’ discute antecedentes e conseqüências do golpe de 1964

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Um passeio por diversos momentos do país, desde o golpe de 1930 até os dias de hoje, marcou o primeiro dia do simpósio ‘1964/2004: Ontem, Hoje e Depois’, iniciado nesta quarta-feira, 31 de março, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da UFF.
“Trabalhar o reencontro da questão nacional, democrática e social a fim de dar solidez ao desenvolvimento do nosso país no futuro” foram as palavras proferidas pelo secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e professor do Departamento de Ciência Política da UFF, professor Luís Fernandes, ao concluir sua palestra de abertura.
O simpósio agradou estudantes presentes, como o aluno de Ciências Sociais da UFF, Gustavo Silvino de Oliveira, 21 anos. “Vim com o propósito de absorver certos conhecimentos de um episódio importante da nossa história. E consegui atingi-lo, pois a experiência e a competência dos professores que compuseram a mesa foi muito boa”, afirmou. Ele pretende continuar assistindo ao evento até sua conclusão.
De acordo com o organizador, professor Eurico de Lima de Figueiredo, os ganhos para a universidade são muitos. “Estamos ganhando com a reflexão coletiva sobre nós mesmos, pois é um momento de suma importância para o Brasil”, avalia.
A abertura do simpósio contou com a presença dos professores de Ciência Política da UFF, Eurico de Lima Figueiredo, e Maurício Dias David, do professor de Ciência Política da UFRJ, Aluízio Alves Filho, do conferencista Luís Fernandes, do coordenador de Pesquisa da UFF, professor Sérgio de Mendonça, e do coordenador de Pós-Graduação em Ciência Política, professor Eduardo Gomes.
O evento vai até 2 de abril, e é aberto ao público. O simpósio está sendo realizado no Auditório do ICHF (Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – UFF), no Campus do Gragoatá, Bloco O, 2º andar, Niterói. O encerramento ocorrerá no dia 2 de abril, no Salão Nobre do IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ), Largo de São Francisco, Centro, Rio de Janeiro. A organização é dos departamentos e programas de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF e da UFRJ e do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFF.

Pular para o conteúdo