Um passeio por diversos momentos do país, desde o golpe de 1930 até os dias de hoje, marcou o primeiro dia do simpósio ‘1964/2004: Ontem, Hoje e Depois’, iniciado nesta quarta-feira, 31 de março, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da UFF.
“Trabalhar o reencontro da questão nacional, democrática e social a fim de dar solidez ao desenvolvimento do nosso país no futuro” foram as palavras proferidas pelo secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e professor do Departamento de Ciência Política da UFF, professor Luís Fernandes, ao concluir sua palestra de abertura.
O simpósio agradou estudantes presentes, como o aluno de Ciências Sociais da UFF, Gustavo Silvino de Oliveira, 21 anos. “Vim com o propósito de absorver certos conhecimentos de um episódio importante da nossa história. E consegui atingi-lo, pois a experiência e a competência dos professores que compuseram a mesa foi muito boa”, afirmou. Ele pretende continuar assistindo ao evento até sua conclusão.
De acordo com o organizador, professor Eurico de Lima de Figueiredo, os ganhos para a universidade são muitos. “Estamos ganhando com a reflexão coletiva sobre nós mesmos, pois é um momento de suma importância para o Brasil”, avalia.
A abertura do simpósio contou com a presença dos professores de Ciência Política da UFF, Eurico de Lima Figueiredo, e Maurício Dias David, do professor de Ciência Política da UFRJ, Aluízio Alves Filho, do conferencista Luís Fernandes, do coordenador de Pesquisa da UFF, professor Sérgio de Mendonça, e do coordenador de Pós-Graduação em Ciência Política, professor Eduardo Gomes.
O evento vai até 2 de abril, e é aberto ao público. O simpósio está sendo realizado no Auditório do ICHF (Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – UFF), no Campus do Gragoatá, Bloco O, 2º andar, Niterói. O encerramento ocorrerá no dia 2 de abril, no Salão Nobre do IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ), Largo de São Francisco, Centro, Rio de Janeiro. A organização é dos departamentos e programas de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF e da UFRJ e do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFF.