Notícia

Trote Cultural inicia atividades do semestre com superprogramação para o curso de Medicina

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Neste semestre, o projeto Trote Cultural inaugura suas atividades com o Diretório Acadêmico Barros Terra (Dabt) do curso de Medicina, trazendo para os novos alunos uma superprogramação.
Já na segunda-feira, 5 de março, os calouros terão um dia inteiro de atividades e integração. Às 10h, no Anfiteatro Argemiro de Oliveira da Faculdade de Medicina, haverá aula inaugural com a coordenadora do curso, e os alunos participarão de palestras com professores e estudantes convidados. O objetivo é apresentar aos calouros o curso de Medicina da UFF e suscitar discussões pertinentes à área.
Logo após fazer sua inscrição de disciplinas, os calouros poderão se divertir com seus pais no Cine Dabt, no mesmo auditório, das 16h às 18h, onde será exibido o filme “Diários de Motocicleta”, seguido de debate com os representantes do diretório acadêmico. Para a sessão serão distribuídos pipoca e refrigerante.
Para finalizar o dia, às 18h30, também no anfiteatro, os pais poderão conversar e esclarecer suas dúvidas com os professores e o coordenador do curso, além de assistirem ao vídeo de 80 anos da Faculdade de Medicina.
Na terça-feira, dia 6, a maratona de novidades começa mais cedo, às 9h. Os estudantes se reunirão no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) para conhecerem o Parque da Cidade. Lá, o professor Armando Cypriano ministrará aula sobre geografia da saúde, aproveitando a vista de quase toda a cidade, e sobre o sistema de saúde em Niterói. Depois da aula, os alunos realizarão um piquenique com lanches trazidos de casa.
Em seguida à confraternização, os alunos se reunirão em grupos para visitar os postos de Medicina da Família na cidade, conhecer como funcionam e sua importância no sistema de saúde do município.
No dia 7, às 10h, os calouros serão levados para conhecer o Huap e entender o que o hospital significa para os estudantes de Medicina da UFF. Às 14h, todos se dirigirão ao Campus do Gragoatá, onde serão promovidas quatro oficinas específicas para os alunos, abordando os seguintes temas: Mercado de Trabalho, Erro Médico, Médicos sem Fronteiras e Estágios e Vivências em Saúde.
Dia 8, às 10h, os novos estudantes irão conhecer o Campus do Valonguinho, onde serão ministradas algumas de suas aulas. Após a visita, irão almoçar com seus veteranos no restaurante universitário. As 14h30m, no campus do Gragoatá, será realizada uma oficina com o tema do movimento estudantil em Medicina, para que os calouros possam conhecer sua estrutura e funcionamento. Para terminar o dia, às 18h os alunos participarão de um Sarau em um quiosque em São Francisco.
Finalizando a semana, na sexta-feira, às 10h, será ministrada uma aula sobre primeiros socorros com integrantes do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (Nepur), no Anfiteatro da Escola de Enfermagem.
O Trote Cultural é um projeto ligado ao Núcleo de Comunicação Social (Nucs). Outras informações podem ser obtidas no site www.uff.br/trotecultural.

Pular para o conteúdo