Foi transferido para a sexta-feira, 30, o seminário para apresentar os avanços nos testes do projeto Mesh (rede em malha), desenvolvido pelos departamentos de Engenharia de Telecomunicações e de Ciência da Computação da UFF. O programa, que recebe a denominação de Um Computador por Aluno (UCA), é um projeto dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, gerenciado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O evento começa às 14h, no Campus da Praia Vermelha, Bloco D, sala 303, São Domingos, Niterói.
O investimento para a produção de cada laptop é de US$ 100. Segundo o coordenador do projeto Mesh, professor Luiz Cláudio Schara Magalhães, o objetivo do governo federal, que atua em parceria com outras instituições de pesquisa do país, é que as escolas públicas recebam os computadores portáteis e os distribuam aos seus alunos. Eles não serão vendidos. Os aparelhos funcionarão entre si, por meio de uma rede em malha, onde um computador poderá se conectar ao outro sem que haja necessidade de um central (provedor).
Em longo prazo, o governo quer atender os 45 milhões de estudantes de escolas públicas, que terão, além de um instrumento para o estudo, um computador conectado à internet. De acordo com o professor Schara, há um ano, o Departamento de Engenharia de Telecomunicações oferece internet de banda larga gratuita a 20 usuários residentes nas imediações do Campus da Praia Vermelha. O serviço, que está em fase de testes, pode ser prestado a outros usuários, desde que sejam vizinhos do campus. Outras informações pelo site http://mesh.ic.uff.br.