Foi aberto ontem, dia 8 de março, o Seminário Internacional Brasil-Canadá, Província do Quebec. O objetivo do evento é o intercâmbio de informações entre os dois países sobre questões relacionadas a violência e os danos que ela causa às crianças e aos adolescentes. O evento contou com a participação de representantes da UFF, da Universidade do Québec, da ONU, da Petrobras, da Prefeitura de Niterói e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O secretário de Educação de Niterói, Waldeck Carneiro, representando a Prefeitura, ressaltou a importância da educação e da cultura na vida das crianças, para que se tornem “cidadãos de bem”. A secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, lembrou que só a união do governo e da sociedade tem o poder de gerar políticas para produzir melhores efeitos na questão da violência. O reitor Roberto Salles demonstrou seu orgulho de a Universidade Federal Fluminense receber o evento e destacou o problema da exclusão social. Segundo Salles, as idéias têm de ser pensadas a médio e longo prazo para que as mudanças sociais tenham um efeito satisfatório.
Logo após a abertura, teve início a mesa-redonda “Ações integradas e melhoria da qualidade da rede”, com a participação do professor Marc Brigas, da Universidade de Quebéc em Montreal. A programação teve seqüência no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.