Prevenindo as quedas para um envelhecimento saudável e sem tropeços será um dos temas da reportagem feita na UFF pelo programa “Globo Comunidade”, da TV Globo, que vai ao ar no domingo, dia 1º de abril, às 6h50.
A TV Globo filmou na terça-feira, dia 27, as atividades desenvolvidas no Projeto Prev-Quedas, sob a coordenação do professor Edmundo de Drummond Alves Junior, do Departamento de Educação Física da UFF.
Desde 2001 Alves Junior é responsável pelo projeto e aplica uma metodologia apropriada para enfrentar possíveis quedas que ameaçam o cotidiano das pessoas. Quatro bolsistas do Ministério dos Esportes (dois ex-alunos e dois alunos de curso de pós-graduação da UFF) trabalham com o professor.
Atualmente, cem pessoas, 90 mulheres e dez homens, com média de idade de 70 anos, participam das atividades. Aberto a todas as idades, já teve participante de 38 anos e hoje conta com um de 85.
O projeto de intervenção e pesquisa é gratuito, e trabalha com o lado lúdico, resgatando a importância do lazer como necessidade social. São utilizadas manifestações sociais tais como samba, capoeira, conscientização corporal como ferramenta para atingir os objetivos.
Segundo o professor, ocorre um processo de envelhecimento da população brasileira e mundial, que pode ser chamado de transição demográfica. “Já percebemos que um terço das pessoas acima de 70 anos cai, pelo menos, uma vez por ano. Então, nós temos um problema de saúde pública, econômico e social, relacionado às quedas. Estas passam a ser um dos grandes problemas do processo de envelhecimento”, explicou.
Alves Junior foi convidado para ministrar um curso de 4 a 27 de maio na Universidade de Québec, em Montreal, Canadá. Intitulado Envelhecimento e Atividade Física o curso foi especialmente aberto nessa temporada (verão) para o professor levar seus conhecimentos e firmar mais um intercâmbio UFF-Canadá.
Os interessados, alunos e voluntários podem conferir as atividades que ocorrem às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, no Campus do Gragoatá, Bloco E, térreo.