No dia 16 de março o Programa de Acolhimento Estudantil da UFF recebeu 31 alunos do Convênio Cultural PEC-G, Intercâmbio Cultural e Português para Estrangeiros. O objetivo do programa é receber os novos estudantes da UFF, dando-lhes as boas-vindas e, ao mesmo tempo, mostrar um pouco do que é a universidade para estudantes de Cabo Verde, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Nigéria, Guiné Bissau, Paraguai, Cuba, Haiti, Gabão, e República do Congo.
Medicina é o curso mais procurado, mas a UFF recebeu alunos estrangeiros para os seguintes cursos: Letras, Odontologia, Comunicação Social, Direito, Engenharia de Telecomuicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Nutrição e História.
O primeiro estudante estrangeiro de graduação ingressou na UFF no ano de 1960, no curso de Engenharia, tendo concluído em 1964. Até 2005 passaram pela universidade 691 estudantes, pertencentes ao programa, dos quais 431 concluíram suas graduações e 48 estão cursando.
O Programa de Acolhimento Estudantil é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, e contou nesse evento com a participação da Assessoria para Assuntos Internacionais, do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC), Núcleo de Documentação (NDC), Editora da UFF (Editora da UFF)do Projeto Conheça a UFF, do Núcleo de Comunicação Social (Nucs), e de coordenadores de curso.
Além de assistir a palestras sobre a universidade, os alunos estrangeiros tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo Campus do Gragoatá.
Estiveram presentes o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello; a pró-reitora de Extensão em exercício, Maria Lúcia Melo; a chefe de Gabinete do Reitor, Martha de Luca; o assessor para Assuntos Internacionais, Jorge João Abrão; a coordenadora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Suzana Moss; a diretora do Departamento de Assuntos Comunitários, Jovina de Barros Bruno; a diretora do Departamento de Administração Escolar, Maria Tereza da Silva Costa; a coordenadora do curso de Português para Estrangeiros, Norimar Judice; a coordenadora do curso de Comunicação Social, Rosa Benevento.