A trajetória para o desenvolvimento e produção de produtos e projetos do Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente (ADDLabs) da UFF foi delineada na primeira reunião de trabalho do ano entre executivos da Petrobras, pesquisadores, técnicos, alunos e professores, com a apresentação do plano de investimentos da empresa na área de exploração e produção para o quadriênio 2007–2010, realizada em 31 de janeiro.
A implementação de novas soluções tecnológicas para unidades produtoras, a otimização do uso de equipamentos de processamento submarino e o gerenciamento digital de campos de petróleo incluem um elenco de metas do plano que apontam os desafios e as demandas tecnológicas traduzidas em oportunidades de trabalho, como explicou o gerente-executivo de Engenharia de Produção da Petrobrás, José Formigli.
O painel de projetos Petrobras apresentado caracteriza uma carteira resultante de 603 convênios vigentes com 203 instituições brasileiras de pesquisa e desenvolvimento. A relação contempla programas de exploração, revitalização e desenvolvimento da produção, nos quais o ADDLabs tem participação assegurada por produtos já entregues, e em uso, e projetos em andamento. Uma carteira mais completa será apresentada em maio deste ano, “calibrada com a capacidade de execução do ADDLabs”, segundo Formigli.
Coordenadora do ADDLabs, Ana Cristina Bicharra Garcia situou alguns dos produtos do laboratório e seus desdobramentos na pauta de desafios para a rotina de atuação e continuidade da parceria UFF–Petrobras, dentre os quais, a adoção de uma filosofia comum e convergente e a definição de ontologias específicas na utilização das diversas tecnologias em usabilidade.
Ana Cristina Garcia também anunciou a abertura de mais dez vagas para estágio no laboratório.