Os integrantes do Núcleo de Inclusão e Arte da CIA Ilimitada da UFF, do Departamento de Difusão Cultural, estão tendo aula de libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com o professor Luiz Geraldo Reis Neto. O objetivo é preparar a equipe formada por 12 pessoas, na faixa dos cinco aos 15 anos, portadores ou de deficiência física, para receber adolescentes com deficiência auditiva.
As aulas acontecem a partir da parceria firmada com a Pastoral de Surdos da Igreja Porciúncula de Santana, em Icaraí. A iniciativa da companhia abre espaço em sua programação para uma nova forma de expressão e dá um passo importante para o processo de integração do deficiente, rompendo barreiras e combatendo preconceitos. A proposta é oferecer outras formas de inclusão, através de teatro, música, dança e técnicas circenses.
A CIA Ilimitada da UFF integra portadores ou não de deficiência física no mundo das artes, para que possam desenvolver cada vez mais a sua capacidade artística. Com as técnicas ensinadas os deficientes passam a ter um conhecimento profundo do próprio corpo e ampliam as possibilidades de sua expressão poética. Além disso, a meta é contribuir para a melhora da qualidade de vida de crianças e jovens e para a inserção do deficiente em geral, discutindo posturas da sociedade e lançando um novo olhar sobre o portador de deficiência física.