Notícia

Caravana Comperj debate Complexo Petroquímico em Itaboraí

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Petrobras iniciou nesta quarta-feira, 14, a primeira palestra referente ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro com o objetivo de apresentar o Comperj assim como as ações de relacionamento que serão desenvolvidas pela empresa para o entorno do empreendimento. O reitor da UFF, Roberto Salles, esteve presente ao encontro, que ocorreu em Itaboraí.
O evento, intitulado Caravana Comperj, ainda visitará mais 14 municípios: São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Rio de Janeiro, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis com o intuito de estreitar os laços entre o projeto e a população local. A Caravana Comperj é voltada para representantes dos primeiro, segundo e terceiro setores, além da comunidade.
O Comperj produzirá plásticos em geral – sacolas, embalagens, tapetes, pára-choques, copos, garrafas e eletroeletrônicos – a partir do petróleo vindo da Bacia de Campos. Durante este ano serão feitos estudos de meio ambiente, e a licença prévia para a instalação deve sair no fim deste ano ou início de 2008, quando se iniciam as obras. A Petrobras pretende minimizar o impacto, do ponto de vista social e ambiental, promovendo ações voltadas para o desenvolvimento sustentável dessas 15 regiões.
Todo diálogo elaborado entre governo, empresas e entidades não-governamentais será colocado na Agenda 21 – um dos principais resultados da conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992, estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual todos os setores da sociedade podem cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. Cada cidade terá sua agenda própria já que os problemas são diferentes para cada município. A empresa também quer valorizar os recursos humanos locais e anuncia que 212 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, devem surgir com o Comperj.
Os representantes da Petrobras presentes ao evento foram o gerente de Relacionamento da Comunicação Institucional, Gilberto Puig; a gerente de Relacionamento Externo, Cláudia Labruna; a gerente de Relacionamento Corporativo, Andréia Vianna; e o geólogo ambiental José Ribeiro Aires.

Pular para o conteúdo