Durante o café da manhã realizado hoje, dia 14 de março, pela Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminenses (Aspi–UFF), as instituições culturais de Niterói, homenageadas, se colocaram à disposição da associação para parcerias em projetos culturais.
Inúmeros projetos foram apresentados pelos convidados, e muitas datas festivas foram lembradas, dentre elas, o centenário de Mário Quintana, os 71 anos da Biblioteca Estadual de Niterói e os 53 anos da morte de Graciliano Ramos.
A presidente da Aspi-UFF, Aidyl de Carvalho Preis, acredita que projetos como esses favorecem a integração da associação com a comunidade. Além disso, acrescenta, “a aproximação com os representantes culturais da cidade é muito importante para todos, afinal, cultura e educação estão absolutamente ligadas”. Ela ressalta ainda que a qualidade de vida e a defesa dos direitos de seus associados são as principais características da instituição.
A associação promove círculos de palestras com o objetivo de levar professores aposentados a se associarem. “Queremos que eles aproveitem seus conhecimentos e que possam repassá-los para nós”, acrescenta a professora, lembrando que as próximas palestras, marcadas para os dias 4 e 18 de abril, estão centradas no tema “ética”.
Para a organizadora do evento, Maria de Lourdes Caliman, a Aspi–UFF busca fazer uma troca com a sociedade, participando ativamente de seus projetos. “Não queremos ser apenas mais uma instituição na cidade, queremos nos integrar a ela participando e apoiando projetos”, explica Maria de Lourdes, responsável também pela integração comunitária da instituição.