Notícia

Alunas fazem intercâmbio em Mannheim, Alemanha

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Três alunas da UFF iniciaram, no mês de março, na Alemanha, um programa de intercâmbio acadêmico com duração de um semestre, pelo Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim (Ucam). São elas Amanda Sineiro, Clarissa Rodrigues, alunas de Engenharia de Telecomunicações, e Mariana Ribeiro, da Engenharia Química. Clarissa e Mariana receberam bolsas da Fundação Baden-Württemberg.
Mariana Ribeiro participou no dia 15 de março do evento “Vamos ao Brasil”. Fez uma apresentação sobre o ensino na UFF para alunos alemães interessados em fazer programas de intercâmbio acadêmico com o Brasil. Também participou do evento o professor Rüdiger Hoffmann, do Instituto de Letras da UFF e coordenador-geral dos programas de intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa alemãs.
Esse evento é promovido anualmente pelo Projeto Cobral (Centro de Cooperação Acadêmica Brasil-Alemanha da Ucam). O projeto é dirigido pelo professor Harald Hoffmann e tem como principal objetivo o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão com instituições brasileiras.
Também participou do evento o estudante alemão de Design e Cinema da Ucam, Benjamin Hemer. Recém-chegado do Brasil, relatou sua experiência de intercâmbio acadêmico na UFF e se disse apaixonado pelo país. Permaneceu dois anos aqui e rodou um filme nas cidades de Niterói e do Rio de Janeiro.

Pular para o conteúdo