Notícia

Solidariedade à vista no Trote Cultural UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Cerca de 2.400 calouros serão recepcionados com atividades socioculturais a partir do dia 7 de março. Os diretórios acadêmicos da universidade darão boas-vindas aos calouros dos diversos cursos de graduação, pondo em prática o projeto Trote Cultural UFF.

A programação dos trotes inclui desde a arrecadação de alimentos, distribuição de cestas básicas, roupas, medicamentos, calçados, material escolar e higiene, doação de sangue até campanhas educativas dirigidas à população, principalmente, a crianças de escolas públicas, a creches comunitárias, adolescentes e idosos. Para os veteranos é uma excelente oportunidade de colocar em prática o que aprendem nas salas de aula.

Odontologia – Um bom exemplo são os alunos da Odontologia que há 12 anos promovem atividades com os seus calouros beneficiando crianças de diversas instituições da cidade, ensinando técnicas de higiene oral e escovação, aplicação de flúor e distribuição de pastas e escovas de dente e fio dental. O melhor é que todos saem ganhando. Com apoio dos professores, a cada ano a campanha é incrementada e os calouros têm uma visão geral do que é a odontologia, além de aprender alguns conceitos básicos.

A atividade será realizada sexta-feira, dia 11, no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, em São Domingos, Niterói. Quarenta calouros vão realizar, gratuitamente, um programa de prevenção e educação em saúde bucal em 200 crianças, com idade entre 7 e 10 anos, supervisionados por professores e alunos dos últimos períodos.

Direito – Os acadêmicos de Direito inovam este ano e vão apoiar a Marcha Nacional contra a Violência no Campo e pela Reforma Agrária. Para isso, vão arrecadar também sandálias havaianas, bermudas, canetas, cadernos etc. Vários debates e aulas inaugurais estão previstos, além de uma visita orientada ao Fórum e ao Museu da Justiça do Rio. No dia 6 de abril, haverá aula com Nilo Baptista (livre-docente da Uerj), sobre o tema “Contra-argumentos axiológicos à redução da maioridade penal”. Inscrições pelo e-mail caev_uff@yahoo.com.br

Pólo Universitário de Rio das Ostras – Com muita criatividade, calouros e veteranos do Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro) vão realizar a tradicional gincana cultural, exercendo a cidadania e a solidariedade, que sempre traz resultados positivos. A cidade vira uma festa e os moradores participam intensamente de todos os momentos. Estão previstas provas solidárias, como doação de sangue, arrecadação de alimentos, livros, revistas, recolhimento de lixo da praia do Centro e seus arredores e competições divertidas para a descontração dos novos alunos. E para encerrar, uma grande festa de confraternização.

Ciências Biológicas – Entre as atividades planejadas, o curso de Ciências Biológicas vai distribuir panfletos ecológicos para os moradores de Icaraí sobre os cuidados com o lixo e preservação do meio ambiente. E no Campus do Valonguinho os calouros vão arregaçar as mangas para coletar os famosos caramujos gigantes, além de participar da “ocupação verde” (plantio de mudas) no Instituto de Biologia.

Biblioteconomia – Já os calouros de Biblioteconomia vão realizar o Projeto Social Roda de Leitura com crianças de dois a cinco anos da Unidade Municipal de Ensino Infantil – Anexo à Casa da Criança de Niterói, em São Domingos. Serão realizadas dinâmicas de grupo e de integração sobre o meio ambiente.

Física – No primeiro dia do trote cultural os novos alunos do curso de Física visitarão a Casa da Descoberta – Centro de Divulgação de Ciência do Instituto de Física – e terão uma amostra de como é possível aprender ciência de forma lúdica e divertida. Vários experimentos serão realizados em alguns dos equipamentos, entre os quais o gerador de Van der Graaff, o Ludião, a bicicleta geradora de eletricidade e o túnel de luz.

Psicologia – Com o tema “Deu a Louca no Trote”, o curso de Psicologia integra-se ao projeto Trote Cultural UFF. Várias ações serão realizadas para atender aqueles que mais necessitam de ajuda. Uma campanha que já se tornou tradição entre os calouros de Psicologia é a coleta de brinquedos para o setor infantil do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que fica no bloco N do Campus do Gragoatá. Este ano, mais uma vez, calouros e veteranos vão se empenhar em arrecadar latas de leite em pó para a Casa Maria de Magdala, instituição localizada no bairro do Sapê, em Niterói, que cuida de crianças portadoras do vírus da Aids. Livros de ensino médio também serão recolhidos e doados ao pré-vestibular popular que funciona nas instalações do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.

Enfermagem – O curso de Enfermagem promove de 7 a 9 de março suas atividades de recepção aos novos alunos: palestras e atividades de integração acadêmica (gincana e tour pelos campi da UFF).

Resultados – Estimular a ação dos jovens na construção de uma consciência cidadã é um dos principais objetivos do Trote Cultural UFF. A participação de alunos e a conquista de novos parceiros crescem a cada semestre. As ações socioculturais atingem diretamente mais de 20 mil jovens universitários e, indiretamente, cerca de 100 mil pessoas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Alguns números demonstram a abrangência das ações do Trote Cultural UFF que possibilitam o exercício da responsabilidade social:

– 48 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadadas e doadas a comunidades de baixa renda;
– Doação voluntária de 280 litros de sangue para hospitais;
– Distribuição de 6 mil cartilhas sobre os cuidados básicos com o lixo no meio ambiente;
– Mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Niterói foram beneficiadas com aplicação de flúor e orientações sobre prevenção e educação em saúde bucal;
– Limpeza e coleta seletiva de lixo em praias de Niterói, São Gonçalo, Baixada Fluminense e Região dos Lagos, Serra da Tiririca, Reserva do Tinguá (Nova Iguaçu) e Horto Florestal de Niterói;
– Doação de 1.215 itens de vestuário e 1.605 livros para comunidades carentes;
– Plantio de 200 árvores nos campi da UFF.

Desde sua criação em 2001, o projeto vem conquistando prestígio junto da mídia, da sociedade e da comunidade acadêmica. Em 2003, ficou entre os 30 projetos selecionados de um total de 312 inscritos no Prêmio Cultura Nota 10, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, e, em 2004, ganhou dois prêmios da Fundação Educar DPaschoal, relatados no livro Trote da Cidadania 2005.

Pular para o conteúdo