Ampliar os horizontes dos alunos da Universidade Federal Fluminense. Esse é, para o reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, um dos principais motivos para a assinatura de acordo da UFF com as instituições americanas California State University, de Fulerton, e University of Connecticut (Uconn).
O convênio tem como objetivo o intercâmbio de alunos das universidades por um período de um semestre para estudo em terra estrangeira. O aluno terá ainda outros direitos, como participar de pesquisas com um professor pesquisador da universidade anfitriã e, caso necessário, ser matriculado pela universidade em um curso intensivo de línguas, antes do início do semestre letivo.
A ideia do acordo começou com o interesse da Capes/Fipse pelo programa de pós-graduação na área de biologia marinha. O programa Capes/Fipse de Consórcios em Educação Superior Brasil–EUA, pretende estimular o intercâmbio de experiências, docentes e estudantes entre os dois países.
Sobre o acordo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sidney Luiz de Mattos Mello, afirma ser “muito interessante, porque pode ser ampliado para outras áreas do conhecimento”. Segundo ele, o convênio “privilegia nossos alunos e também os alunos deles, tanto de graduação como de pós-graduação”.