Notícia

Professores da UFF elaboram plano urbanístico do Município de Niterói

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Os professores Glauco Bienenstein, Márcio Pinon, Regina Binenstein e Wilson Madeira Filho representam a universidade no Conselho de Políticas Urbanas no Município de Niterói (Compur).

Na última reunião do Compur, dia 28 de fevereiro, os professores apresentaram diretrizes para a política urbana do município, dentre as quais a criação de casas populares. Foi proposta também a realização de um mapeamento urbanístico, com escala de prioridades.

De acordo com o professor Wilson Madeira, uma das urgências na questão de desenvolvimento urbano remete à construção de casas em áreas de risco e de preservação ambiental, e que precisa ser evitada. Ele ressalta ainda a necessidade de diálogo com outras áreas do planejamento municipal. “Para se ter uma política de moradia é necessário haver relação com a parte orçamentária, da mesma forma que, por exemplo, se não houver saneamento básico, a saúde não anda bem”, afirma Madeira, mapeando relações relevantes que devem existir entre as secretarias municipais.

Pela primeira vez um plano urbanístico da cidade contempla habitações populares. O Fórum UFF Cidades, como foi batizado o grupo de professores participantes do Compur, está trabalhando para que já na próxima reunião do Conselho seja a provada a política de moradias. “A UFF está pensando o que a Prefeitura nunca pensou”, ressalta Madeira.

O Fórum UFF Cidades se reúne sistematicamente. As reuniões são abertas à participação de todos.

Pular para o conteúdo