Para completar o seu quadro de professores a UFF precisaria contratar 300 profissionais. O número de vagas destinado à UFF ficou muito abaixo do esperado. Para definir o processo de distribuição de vagas para docentes a Comissão de Alocação de Vagas de Docentes (CAVD) se reuniu no dia 17 de abril. Segundo a professora Jandira Souza Thompson Motta, presidente da CAVD, durante o encontro foram analisadas a Portaria 777 do MEC, que disponibilizou 65 vagas para contratação de professores para a UFF e a Resolução do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF 46/2005 que normatiza a distribuição das vagas pelos diversos departamentos de ensino da universidade.
A comissão também definiu que os representantes dos centros universitários da CAVD farão uma reunião com os chefes de departamento para esclarecimentos sobre como encaminhar os pleitos específicos. E ficou acertada a data de 20 de abril como prazo limite para o encaminhamento dos pedidos, com as documentações e justificativas para que a comissão proceda à avaliação baseada na resolução do CEP.
Jandira Motta destaca que como o número de vagas não atende a necessidade atual de contratação de docentes da UFF, torna-se fundamental definir a política acadêmica que deve nortear a distribuição.