Na sexta-feira, 11 de março, foi encerrado o Encontro Brasil-Canadá, sediado na Universidade Federal Fluminense, com a presença do reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, do reitor da Université du Québec à Montréal (UQAM), Roch Denis, e dos reitores ou representantes de mais seis universidades públicas brasileiras (UFMG, UFRGS, UnB, UFSC, UFPA, Uneb) e do Senac-SP. No fim do encontro foi assinado um acordo multilateral entre as universidades.
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer sobre os laços que nos unem: estamos em um mesmo continente e temos os mesmos valores”, afirmou o professor da UQAM e diretor do Centre d´Etudes et de Recherches sur le Brésil (Cerb), Gaëtan Tremblay, durante conferência de encerramento. Segundo Roch Denis, ele participava pela primeira vez de um acordo internacional de “tamanha envergadura”. O que mais o alegrava é “a convicção profunda de semearmos o futuro da educação para nossos estudantes. Este é um acordo histórico”, acrescentou.
Após a assinatura do acordo, o reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues demonstrou-se gratificado pelo evento ter sido realizado na universidade, constatando que aquele era “um momento muito importante”.