Na manhã de 10 de março, teve início o Encontro Brasil-Canadá de Educação à Distância, sediado na UFF, com a presença do reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, do reitor da Université du Québec à Montréal (UQAM), Roch Denis, e dos reitores ou representantes de mais seis universidades públicas brasileiras (UFMG, UFRGS, UNB, UFSC, UFPA, Uneb) e do Senac-SP.
Nos discursos foi ressaltada a cooperação entre países. A professora Eurídice Figueiredo, coordenadora do convênio entre a UFF e a UQAM, destacou o “prazer e a honra da UFF em sediar esse encontro”, e ainda ressaltou a importância do mesmo para o intercâmbio de professores e alunos, agradecendo especialmente a presença de todos que vieram para o evento, sejam do Canadá ou dos quatro cantos do Brasil.
“Eu acho este encontro superimportante, porque a educação à distância no Brasil ainda sofre com algumas barreiras”, disse Simone de Paula, que estava na platéia.
O reitor da UQAM, professor Roch Denis, agradeceu aos brasileiros pela acolhida. “O calor do Brasil é o calor das pessoas”, afirmou. Sobre o encontro e o convênio, ele destacou: “A amizade que une as nossas universidades começa a ter raízes cada vez mais sólidas”, e agradeceu de modo especial à professora Aparecida de Almeida, “sem a qual não haveria essa cooperação”, ressaltou.
O reitor da UFF, Cícero Rodrigues em seu discurso afirmou: “O ensino a distância no Brasil nasceu muito tardiamente. Devíamos ter dado este passo há mais tempo. Espero que com este acordo possamos aproveitar bastante a experiência do Canadá”.
Depois da abertura, o professor Celso Costa proferiu uma palestra sobre o desenvolvimento da educação à distância no Brasil, o Centro de Ciência e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e o desenvolvimento das atividades acadêmicas. “Acho que há todas as condições para atendermos as expectativas” disse o professor, confiante.
A mesa solene foi composta pelos professores Cícero Rodrigues, reitor da UFF, Roch Denis, reitor da UQAM, Antonio Peçanha, vice-reitor da UFF, Lívia Maria de Freitas Reis, diretora do Instituto de Letras da UFF, Loise Bertran, diretora geral da Téle-Université du Quebec (Teluq), Carlos Beochovisk, representando o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Wanderley de Souza, Núbia Hanciau, presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses, Gäetan Tremblay, diretor do Centro de Estudos Brasileiros na UQAM, Celso Costa, vice-presidente do Cederj e coordenador-geral do Núcleo de Educação Assistida por Meios Interativos (Neami), Eurídice Figueiredo, coordenadora do convênio entre a UFF e a UQAM, e Maria Laura Martins Costa, assessora para Assuntos Internacionais da UFF.