Notícia

UFF desenvolve grupo de estudos e pesquisa em Engenharia de Trânsito

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense dá ênfase em estradas e transportes há 18 anos, sendo um dos pioneiros na restrita área de estudo de trânsito. “No mínimo 25% da atividade humana depende de transporte”, diz o professor José Fernandes Senna, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Engenharia de Trânsito (Gepetran), iniciado em 2002.
O Gepetran é um núcleo de extensão universitária vinculado ao Centro Tecnológico (CTC). As atividades do grupo contam com a participação de engenheiros, urbanistas, ambientalistas, estudantes e técnicos de nível médio. O grupo, com uma visão multidisciplinar, também conta com educadores, publicitários, geógrafos, cartógrafos, juristas, médicos, enfermeiros e psicólogos.
Os objetivos do Gepetran englobam a busca de soluções para os problemas relativos à segurança e à fluidez do trânsito, ao saneamento, à defesa ambiental e ao conforto dos usuários das vias urbanas e rurais. O grupo desenvolve atividades em parceria com outros órgãos e instituições de todo o país, como entidades de classe, prefeituras e agências governamentais. O Gepetran também desenvolve parcerias com a Associação Brasileira de Engenheiros Civis, Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, Crea/RJ/SC, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Fun-dação DER/RJ e Rotary Club de Niterói.
O projeto conta com a participação de alunos estagiários em pesquisas e atividades práticas. As atividades já realizadas se dividem em três tipos: palestras sobre educação no trânsito em escolas, pit-stop preventivo realizado nas ruas, onde é feita a verificação de freios e amortecedores e debates técnicos com autoridades da área nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Outras informações pelos telefones 2629-5505, 2629-5447 e 2629-5422.

Pular para o conteúdo