O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense dá ênfase em estradas e transportes há 18 anos, sendo um dos pioneiros na restrita área de estudo de trânsito. “No mínimo 25% da atividade humana depende de transporte”, diz o professor José Fernandes Senna, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Engenharia de Trânsito (Gepetran), iniciado em 2002.
O Gepetran é um núcleo de extensão universitária vinculado ao Centro Tecnológico (CTC). As atividades do grupo contam com a participação de engenheiros, urbanistas, ambientalistas, estudantes e técnicos de nível médio. O grupo, com uma visão multidisciplinar, também conta com educadores, publicitários, geógrafos, cartógrafos, juristas, médicos, enfermeiros e psicólogos.
Os objetivos do Gepetran englobam a busca de soluções para os problemas relativos à segurança e à fluidez do trânsito, ao saneamento, à defesa ambiental e ao conforto dos usuários das vias urbanas e rurais. O grupo desenvolve atividades em parceria com outros órgãos e instituições de todo o país, como entidades de classe, prefeituras e agências governamentais. O Gepetran também desenvolve parcerias com a Associação Brasileira de Engenheiros Civis, Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, Crea/RJ/SC, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Fun-dação DER/RJ e Rotary Club de Niterói.
O projeto conta com a participação de alunos estagiários em pesquisas e atividades práticas. As atividades já realizadas se dividem em três tipos: palestras sobre educação no trânsito em escolas, pit-stop preventivo realizado nas ruas, onde é feita a verificação de freios e amortecedores e debates técnicos com autoridades da área nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Outras informações pelos telefones 2629-5505, 2629-5447 e 2629-5422.