Crônicas Históricas do Rio Colonial, a mais recente produção literária do professor Nireu Cavalcanti, diretor da Escola de Arquitetura da UFF, reconstrói o Rio de Janeiro dos séculos XVIII e XIX a partir de arquivos de igrejas, bibliotecas e órgãos públicos do Brasil e de Portugal. O lançamento será no dia 17 de março, às 18h, na Livraria da Travessa do Centro (Av. Rio Branco, 44).
O livro contém 192 páginas e reúne documentos da época cartas, alforrias, testamentos, registros de propriedades e processos legais e as ilustrações de Hélio Brasil foram inspiradas nas iconografias de Debret, Rugendas e Ender e representam objetos, vestuários, ambientação e espaços arquitetônicos da época. A editora é Civilização Brasileira.
Profundo conhecedor do Rio de Janeiro, o professor Nireu Cavalcanti, foi recentemente eleito pela revista Veja Rio um dos cinqüenta cariocas que se destacaram em 2003. Nireu nasceu em Alagoas, é arquiteto e historiador e atualmente é diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.