O reitor da UFF, Roberto Salles, e o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello, reuniram-se com o secretário estadual de Educação, Nelson Maculan, na segunda-feira, 5 de fevereiro, para apresentar propostas de parcerias com o estado. A UFF é uma das universidades mais “estadualizadas” do país, com quatro pólos universitários – Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Rio das Ostras – e mais cursos de graduação presenciais em 14 municípios.
No ofício levado pela UFF estavam destacados pontos de potenciais parcerias como o Vestibular Popular, o Colégio Universitário, a moradia estudantil, programas de licenciatura e formação de professores, além do Programa de Expansão por meio dos Pólos Regionais Presenciais e dos Pólos de Ensino Semipresenciais. O professor Roberto Salles destacou a importância da parceria com o estado, e o secretário de Educação afirmou que município, estado e governo federal têm de trabalhar juntos.
Com relação ao Colégio Universitário, a UFF, que atende a 289 alunos, tem perspectivas de aumentar a cada ano 60 vagas. O Ciep Estadual Geraldo Reis foi cedido à universidade como parte de um projeto de pesquisa e formação de professores para proporcionar ensino público e gratuito nos níveis infantil e fundamental. A necessidade do colégio atualmente é com relação à merenda, livros e manutenção predial. Outra meta da UFF para o Ciep é dar atendimento odontológico e médico aos alunos e, no futuro, até aos os pais.
Quanto à Casa do Estudante, a UFF pretende mobiliar a instituição, colocar portão eletrônico e fazer algumas reformas. No caso do Programa de Licenciatura será apresentado para o governo estadual um projeto de especialização de um ano para possibilitar ao professor dar continuidade aos seus estudos em um mestrado e doutorado.