Notícia

UFF propõe parcerias à Secretaria de Educação do Estado do Rio

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O reitor da UFF, Roberto Salles, e o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello, reuniram-se com o secretário estadual de Educação, Nelson Maculan, na segunda-feira, 5 de fevereiro, para apresentar propostas de parcerias com o estado. A UFF é uma das universidades mais “estadualizadas” do país, com quatro pólos universitários – Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Rio das Ostras – e mais cursos de graduação presenciais em 14 municípios.
No ofício levado pela UFF estavam destacados pontos de potenciais parcerias como o Vestibular Popular, o Colégio Universitário, a moradia estudantil, programas de licenciatura e formação de professores, além do Programa de Expansão por meio dos Pólos Regionais Presenciais e dos Pólos de Ensino Semipresenciais. O professor Roberto Salles destacou a importância da parceria com o estado, e o secretário de Educação afirmou que município, estado e governo federal têm de trabalhar juntos.
Com relação ao Colégio Universitário, a UFF, que atende a 289 alunos, tem perspectivas de aumentar a cada ano 60 vagas. O Ciep Estadual Geraldo Reis foi cedido à universidade como parte de um projeto de pesquisa e formação de professores para proporcionar ensino público e gratuito nos níveis infantil e fundamental. A necessidade do colégio atualmente é com relação à merenda, livros e manutenção predial. Outra meta da UFF para o Ciep é dar atendimento odontológico e médico aos alunos e, no futuro, até aos os pais.
Quanto à Casa do Estudante, a UFF pretende mobiliar a instituição, colocar portão eletrônico e fazer algumas reformas. No caso do Programa de Licenciatura será apresentado para o governo estadual um projeto de especialização de um ano para possibilitar ao professor dar continuidade aos seus estudos em um mestrado e doutorado.

Pular para o conteúdo