O reitor Roberto Salles, os pró-reitores Emmanuel Andrade (Planejamento), Humberto Machado (Pesquisa e Pós-Graduação), Sídio Machado (Extensão) e Sidney Mello (Assuntos Acadêmicos) e a diretora do Departamento de Contabilidade e Finanças, Miriam Lepsch, estiveram no fim de janeiro em Brasília para uma série de reuniões.
O objetivo dos encontros foi estabelecer parcerias e buscar apoio para projetos da universidade e soluções para alguns problemas. Os dirigentes da UFF reuniram-se com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Eduardo Mendonça, e o diretor do Departamento de Relações do Trabalho, Vladimir Nepomuceno. Entre as solicitações do reitor da UFF, a realização de concursos para docentes e técnicos-administrativos para a universidade e a revisão do número de cargos de direção e funções gratificadas.
Segundo o reitor da UFF, está sendo analisado pelos ministérios da Educação e do Planejamento o pedido de contratação de 3 mil professores pelas instituições federais de ensino superior, e a Andifes – associação dos dirigentes – tem cobrado permanentemente a abertura dessas vagas.
Vestibular para Todos – O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, recebeu da UFF o projeto Vestibular para Todos, de coordenação da Pró-Reitoria de Extensão da universidade. O trabalho trata da implantação de pré-vestibulares em Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, a ser realizado em colégios municipais e estaduais, sindicatos, associações de moradores e igrejas. As aulas serão ministradas por alunos-bolsistas, terão a supervisão de professores da rede municipal e estadual e coordenação dos professores da UFF.
Banco do Brasil – Ainda em Brasília, os dirigentes da UFF discutiram com o superintendente de Varejo e o gerente de Projetos do Banco do Brasil, Paulo Roberto Meinerz e Antonio Augusto Soares, respectivamente, parcerias entre a universidade e o Banco do Brasil em diversos projetos.