A UFF realizou hoje a primeira reunião de trabalho de preparação, com participantes externos, da oficina “A UFF e o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – Desafios e Perspectivas”.
O objetivo do encontro foi discutir e estabelecer diretrizes para definir uma pauta coletiva de ações referente a participação na implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
O reitor da UFF, professor Roberto Salles, falou sobre a importância da oficina que a universidade realizará em março. O evento propõe a participação harmônica de todos (universidades do Rio de Janeiro, prefeituras, empresas, etc.) e disse que “a presença da UFF é ativa, participativa e atuante desde o início da discussão do projeto. O Comperj vai gerar mais de 200 mil empregos diretos e indiretos, além de capacitar cerca de 30 mil profissionais da Região Metropolitana II”, explicou.
Salles enfatizou que o Comperj representa o maior invertimento da história da Petrobras em um único projeto.
Segundo o secretário do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Alvaro Adolfo Tavares dos Santos, a UFF é um grande centro científico e tecnológico e que tem muito para colaborar na parceria. “A UFF é vanguarda do pensamento e da ação tecnológica, o Conleste teve a sorte de estar próximo da UFF”, afirmou.
Alvaro Adolfo representou, no evento de hoje, o prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio, Cosme Salles.
Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, representando o governador do Estado, Sérgio Cabral; a secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói, Jandira Fegalli, representando o prefeito, Godofredo Pinto; o chefe do Escritório Regional da ONU/Habitat para Assentamento da América Latina e Caribe, Jorge Gavidia; o gerente de Insumos Básicos do BNDES, Eduardo Fernandes; o gerente da Área de Inclusão Social do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do BNDES, Roberto Kallas; o pró-reitor de Extensão da UFF, Sídio Machado; o pró-reitor de Planejamento da UFF, Emmanuel Andrade, dentre outras autoridades.
O professor da UFF Roberto Kant de Lima coordenou a apresentação temática das seguintes oficinas:
“O Desafio do Meio Ambiente”;
“O Desafio Fundiário/Uso e Ocupação do Solo”;
“O Desafio Urbano”;
“O Desafio da Justiça”;
“O Desafio da Saúde”;
“O Desafio da Segurança Pública”;
“O Desafio da Cultura”;
“O Desafio Tecnológico”.
O evento – A oficina será realizada em março, na UFF. Os objetivos são conhecer, disseminar, reunir e divulgar os conhecimentos e as potencialidades da UFF para integrar de forma efetiva a construção e consolidação do Comperj em estreita colaboração com os 11 municípios do Conleste.
O Consórcio é composto pelos municípios: Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Marica, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim, e Tanguá.