Notícia

UFF faz reunião com prefeituras e empresas e organiza oficina sobre Complexo Petroquímico

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF realizou hoje a primeira reunião de trabalho de preparação, com participantes externos, da oficina “A UFF e o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – Desafios e Perspectivas”.

O objetivo do encontro foi discutir e estabelecer diretrizes para definir uma pauta coletiva de ações referente a participação na implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

O reitor da UFF, professor Roberto Salles, falou sobre a importância da oficina que a universidade realizará em março. O evento propõe a participação harmônica de todos (universidades do Rio de Janeiro, prefeituras, empresas, etc.) e disse que “a presença da UFF é ativa, participativa e atuante desde o início da discussão do projeto. O Comperj vai gerar mais de 200 mil empregos diretos e indiretos, além de capacitar cerca de 30 mil profissionais da Região Metropolitana II”, explicou.

Salles enfatizou que o Comperj representa o maior invertimento da história da Petrobras em um único projeto.

Segundo o secretário do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Alvaro Adolfo Tavares dos Santos, a UFF é um grande centro científico e tecnológico e que tem muito para colaborar na parceria. “A UFF é vanguarda do pensamento e da ação tecnológica, o Conleste teve a sorte de estar próximo da UFF”, afirmou.

Alvaro Adolfo representou, no evento de hoje, o prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio, Cosme Salles.

Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, representando o governador do Estado, Sérgio Cabral; a secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói, Jandira Fegalli, representando o prefeito, Godofredo Pinto; o chefe do Escritório Regional da ONU/Habitat para Assentamento da América Latina e Caribe, Jorge Gavidia; o gerente de Insumos Básicos do BNDES, Eduardo Fernandes; o gerente da Área de Inclusão Social do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do BNDES, Roberto Kallas; o pró-reitor de Extensão da UFF, Sídio Machado; o pró-reitor de Planejamento da UFF, Emmanuel Andrade, dentre outras autoridades.

O professor da UFF Roberto Kant de Lima coordenou a apresentação temática das seguintes oficinas:

“O Desafio do Meio Ambiente”;
“O Desafio Fundiário/Uso e Ocupação do Solo”;
“O Desafio Urbano”;
“O Desafio da Justiça”;
“O Desafio da Saúde”;
“O Desafio da Segurança Pública”;
“O Desafio da Cultura”;
“O Desafio Tecnológico”.
O evento – A oficina será realizada em março, na UFF. Os objetivos são conhecer, disseminar, reunir e divulgar os conhecimentos e as potencialidades da UFF para integrar de forma efetiva a construção e consolidação do Comperj em estreita colaboração com os 11 municípios do Conleste.

O Consórcio é composto pelos municípios: Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Marica, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim, e Tanguá.

Pular para o conteúdo