O curso de Serviço Social de Campos dos Goytacazes e de Bom Jesus do Itabapoana terá várias atividades acadêmicas inovadoras no primeiro semestre de 2007.
Iniciando o ano letivo, serão recebidos em 19 e 29 de março os calouros e 600 alunos veteranos com a Sala de Cinema, quando haverá exibição do filme “Invasões Bárbaras”. A película será debatida pelos professores Aristides Sofiatti, José Luiz Vianna da Cruz e Luiz Cláudio Duarte.
Está previsto para abril o debate sobre “Acessibilidade na Universidade”, com a professora e pedagoga Valdelúcia Alves da Costa, da Faculdade de Educação. O evento é coordenado pelo curso de graduação de Serviço Social, em conjunto com as demais coordenações, chefias e membros do Diretório Acadêmico.
Segundo os organizadores, o objetivo é ter um fórum para debater o tema envolvendo alunos, professores, técnicos, conselhos de direitos, de políticas públicas, movimentos sociais organizados, instituições de ensino, dentre outros.
Em 2006, a coordenação do curso elaborou e cadastrou na UFF um projeto de ensino voltado ao atendimento de estudantes portadores de deficiência (atualmente, o curso tem um aluno deficiente visual). O projeto foi inscrito para a requisição de bolsa-treinamento, o que poderá assegurar melhores condições para o seu funcionamento. A biblioteca virtual, recursos materiais, adequação e disponibilização de equipamentos, assim como adequação arquitetônica constam como desafios para uma proposta que vise à inclusão social.
O curso de Serviço Social de Campos está, a partir deste ano, com o seu currículo reformulado em 2003 totalmente integralizado. A direção da escola acredita ser este um momento propício para a comunidade acadêmica iniciar o processo de consolidação das discussões sobre a necessidade de melhor dinamizar o novo currículo, ou até mesmo revisá-lo.