Calouros da UFF fizeram suas matrículas para o primeiro semestre de 2007, nos dias 8 e 9 de fevereiro, e tiveram a chance de conhecer mais a fundo a instituição onde estudarão. Isso porque uma visita guiada, como parte do Programa de Acolhimento Estudantil, coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos, levou os universitários pelos principais pontos do Campus do Gragoatá. Os recém-ingressos ainda assistiram a palestras ministradas na Biblioteca Central pela equipe do projeto Conheça a UFF, do Núcleo de Comunicação Social (Nucs), sobre cursos de graduação, pesquisas, estudos, projetos e a estrutura física da universidade.
Na entrada do campus, os estudantes foram recepcionados por alunos do curso de Turismo que prestaram informações sobre os locais de matrícula. Nas salas de matrícula, coordenadores dos cursos de graduação estavam à disposição dos calouros. No pilotis do Bloco C havia equipes de diversos setores, impressos da universidade e vídeos institucionais projetados em telão. Os novos alunos puderam se informar sobre bolsas e assistência estudantil com profissionais do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC), e vivenciar as dificuldades encontradas por estudantes da UFF portadores de necessidades especiais por meio de dinâmicas coordenadas pelo projeto Sensibiliza UFF.
Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, os candidatos que comparecerem à matrícula do primeiro processo de reclassificação e remanejamento terão a mesma recepção do Programa de Acolhimento Estudantil.
Parceria – A iniciativa partiu da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac) e contou com a parceria das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, dos núcleos de Comunicação Social, de Documentação e de Tecnologia da Informação, do Departamento de Assuntos Comunitários, da Coordenadoria de Seleção, da Editora da UFF, do Departamento de Educação Física e dos projetos Conheça a UFF e Trote Cultural, do Nucs.
O reitor Roberto Salles conferiu de perto a recepção e a matrícula. “Queremos dar o melhor da universidade para os alunos, e um ótimo momento de registrar isso é quando eles entram para a faculdade. O trabalho tem de ser contínuo e vai se estender por toda a vida acadêmica”, disse, acompanhado dos pró-reitores de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello, e de Extensão, Sídio Machado, e da chefe de Gabinete, Martha de Luca.