O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio Cederj) organizou, em Piraí, na Região do Médio Paraíba, a aula inaugural de 2007, dia 3 de fevereiro, que aconteceu simultaneamente em 23 pólos regionais.
Os novos alunos tiveram contato com a dinâmica do ensino semipresencial oferecido pelas universidades públicas (Uerj, Uenf, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio) em parceria com a secretaria de Ciência e Tecnologia.
A cidade é conhecida por ser o município mais informatizado do Estado do Rio de Janeiro com um programa que visa à democratização do acesso aos meios de informação e comunicação.
O reitor da UFF, professor Roberto Salles, chamou a atenção para o fato de a instituição ser a universidade mais interiorizada, contando com 14 cursos e três pólos universitários em diferentes municípios. “A nossa universidade sempre teve a preocupação de estar presente no interior do estado justamente para aquelas pessoas que não têm condições de fazer um curso superior. Fomos pioneiros com o curso de Matemática. Agora nossa parceria com o Cederj vai se aprofundar muito mais”, ressaltou Roberto Salles. “O Cederj não existiria se não fosse a coragem da UFF de lançar o curso de Matemática. Não teríamos construído este consórcio se não fosse a força da UFF”, garantiu o presidente do centro, Carlos Eduardo Bielschowsky.
Também estiveram presentes no evento os pró-reitores de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado.