Notícia

UFF é pioneira no atendimento dentário ao idoso no RJ

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Clínica de Odontogeriatria da UFF é a primeira do gênero a funcionar em uma universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. O atendimento é destinado a pessoas de 60 anos ou mais e conta com um importante diferencial: a atenção e o carinho com que os pacientes são recebidos.
Além de atender à comunidade, o local é um espaço para a prática dos alunos de Odontogeriatria, que aprendem a cuidar dos pacientes idosos levando em conta as transformações que ocorrem nessa fase da vida. “Os alunos têm noções de psicologia, nutrição, enfermagem, neurologia e cardiologia na terceira idade e, de-pois, aplicam esses conhecimentos na clínica para um tratamento eficaz”, afirma a professora de Endodontia e Odontogeriatria Miriam Scelza, idealizadora do projeto.
Orientados por três professores e três estagiários, os 14 alunos que trabalham na clínica são treinados a fazer mais do que próteses. “Há pacientes que chegam aqui com um histórico de AVC (acidente vascular cerebral), dentre outras enfermidades. Em todos esses casos, é preciso saber lidar não só com a doença, mas com o prejuízo psicológico causado por ela”, ressalta a professora.
A clínica funciona todas as terças-feiras pela manhã, no 3° andar da Faculdade de Odontologia. Para ser atendidod é preciso se inscrever no “Mequinho”, Avenida Jansen de Melo, 174, Centro, Niterói. Outras informações pelos telefones 2620-2014 e 3604-6167 (Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia) ou ainda 2629-9926 e 2629-9928 (Faculdade de Odontologia).

Pular para o conteúdo