Notícia

Projeto da UFF para construção civil obtém financiamento exclusivo

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O projeto Avaliação do Desempenho dos Revestimentos de Fachadas, coordenado pela professora Regina Helena de Souza, do Departamento de Engenharia Civil da UFF, foi o único do Estado do Rio a obter financiamento do Fundo Verde-Amarelo, Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) da Finep.
O Programa APQ1, da Faperj, também apoiou financeiramente o projeto. A UFF, mais uma vez, se sobressai na área de engenharia civil, cujo curso de graduação recebeu, pela sétima vez, o conceito A no Provão, desempenho que o coloca entre os seis maiores cursos de Engenharia Civil do país.
Os financiamentos viabilizam a aquisição de equipamentos e material de consumo para o desenvolvimento da pesquisa. O trabalho, que será feito no Laboratório de Materiais de Construção (Lamco) da UFF, durante os próximos dez anos, reúne professores dos departamentos de Engenharia Civil, Engenharia Química e Geomecâmica da universidade, além de docentes da UFRJ e Uerj e algumas empresas do ramo da construção civil de Niterói.
Serão construídas dez paredes no Campus da Boa Viagem e analisado, ao longo do tempo, o desempenho dos revestimentos externos mais freqüentemente utilizados nas fachadas prediais do Rio e de Niterói, sob a ação de um ambiente real e agressivo, como chuva, vento, sol, poluição, variação da temperatura e maresia.
A pesquisa partiu da observação de que muitos prédios de 20 anos ou mais vêm apresentando sérios problemas nas fachadas, como corrosão das armaduras de concreto e infiltração de água da chuva nas paredes de alvenaria. Isso traz custos elevados de recuperação, causando acidentes.

Pular para o conteúdo