Com a chegada dos Jogos Olímpicos de Atenas, atletas de vários países se preparam para o evento num ritmo cada vez mais frenético. Ritmo ideal para descrever o jeito de ser de Edmo Behar Japor, 50 anos, que divide seu tempo entre o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e as pistas de corrida.
Trabalhando na UFF desde 1975, Japor conheceu o caminho para realizar um de seus maiores sonhos: disputar uma maratona. Para isso, precisou vencer obstáculos, superar problemas pessoais e, principalmente, levar uma vida para lá de saudável. Tudo isso por meio de muito treinamento e um permanente cuidado com a saúde.
“Procuro evitar carne vermelha, substituindo-a por frango e peixe. Além disso, como muitos legumes”, ressalta o atleta. Japor garante ainda que o segredo para manter a pele brilhante está no levedo de cerveja, que ele ingere diariamente com suco.
A dieta, aliada a treinos diários de 30 a 60 minutos, levou Japor a estar entre os 15 mil participantes da corrida internacional de São Silvestre de 2003. Mais que participar da prova, ele conseguiu estar entre os 5 mil primeiros colocados e chegar em 237º lugar na faixa de 50-54 anos.
Segundo o corredor, atingir esses resultados com um tempo de 1h16min – o melhor tempo foi de 43 minutos – representou a realização de um antigo sonho.
“Ao cruzar a linha de chegada, tive uma sensação de paz e de gratidão, e percebi que posso ser um exemplo para aqueles que ainda não conseguiram atingir um objetivo na vida, seja ele qual for”, diz, emocionado.