A comissão encarregada de organizar a oficina “A UFF e o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – Desafios e Perspectivas” reuniu-se na terça-feira, dia 23, e definiu, preliminarmente, que a oficina será estruturada em torno de “Desafios”, referidos, necessariamente, a “Perspectivas” definidas.
A oficina, que será realizada em março, terá como objetivos conhecer, disseminar, reunir e divulgar os conhecimentos e as potencialidades da UFF para integrar de forma efetiva a construção e consolidação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) em estreita colaboração com os municípios do Conleste.
O evento será organizado em palestras, versando sobre cada desafio, sob as perspectivas definidas e em grupos de trabalho, com o mesmo teor dos desafios.
Os desafios propostos são:
– ambiental
– fundiário
– urbano
– da Justiça
– da Saúde
– da segurança pública
– da preservação cultural
– tecnológico
As perspectivas são:
– da participação
– da sustentabilidade econômica
– da sustentabilidade ambiental
– da sustentabilidade social
A oficina deverá ter, em sua programação, mesa de abertura, palestras sobre os desafios e as perspectivas, grupos de trabalho para elaboração de documentos-síntese contendo propostas, indicativos, recomendações, etc., e plenária de encerramento para a leitura dos grupos de trabalho, com o objetivo de difundir as discussões e disseminar os encaminhamentos apontados.
A próxima reunião da comissão será na próxima terça-feira, 30 de janeiro, às 14h, na Sala dos Conselhos.