Na próxima terça-feira, 17 de janeiro, às 15h30, os reitores e diretores das 55 instituições federais de ensino superior (Ifes) têm um encontro marcado com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
Entre os assuntos da pauta, devem entrar a expansão das universidades federais que está sendo promovida pelo Governo e a recomposição dos quadros de professores e servidores técnicos-administrativos das Ifes. Também entram com destaque nessa lista o financiamento adequado e a autonomia, que fazem parte de uma luta histórica da Andifes, sem os quais torna-se inviável o projeto já iniciado de expansão e modernização das instituições.
O evento já deveria ter ocorrido no último trimestre de 2005, mas foi adiado pelo Governo. Este encontro faz parte de um calendário que definiu uma reunião a cada ano entre o presidente e os dirigentes das Ifes, atendendo à solicitação da Andifes realizada em agosto de 2003, quando os reitores foram recebidos pela primeira vez por um presidente da República.
Neste terceiro encontro, o presidente da Andifes, reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho, deverá fazer uma retrospectiva sobre os principais pontos abordados nas primeiras reuniões, numa espécie de balanço sobre as demandas apresentadas e o que tem sido feito para atendê-las e quais os itens que ainda precisam de maior atenção.